O processo empreendedor

Assim como na vida real, em Ilha do Empreendedor os jogadores passam por todas as etapas necessárias para a abertura de um negócio.

ANÁLISE DE OPORTUNIDADES
Primeiro passo para o futuro empreendimento.


Assim que a idéia surge, é fundamental verificar a viabilidade do negócio, analisando o ambiente que o mercado proporciona, antes de continuar o processo.

- Afinal, minha idéia é ou não uma oportunidade?

Para responder essa pergunta, é necessário averiguar uma série de fatores, como concorrência e recursos disponíveis.
Em Ilha do Empreendedor, o jogador começa com algumas idéias de negócio e vai adquirindo outras com o passar do tempo.
Cabe a ele pesquisar o mercado e decidir quais negócios abrir, manter ou fechar de acordo com os desempenhos de cada empresa.

 

DESENVOLVIMENTO DE PLANEJAMENTO
Planejar a realização da oportunidade identificada é fundamental.

Em Ilha do Empreendedor, o jogador inicia a fase de planejamento quando decide investir em uma idéia. Inicia-se o detalhamento de custos, de perspectiva de receita e de investimento inicial, além de pesquisar e entender melhor o mercado em que está inserido.

Mapear recursos necessários, como equipe, infra-estrutura e localização também fazem parte do plano. Naturalmente, uma empresa que conta com um bom planejamento inicial possui muito mais chances de sucesso.

 

AQUISIÇÃO DE RECURSOS
Pesquisar e negociar é preciso!

Com um planejamento em mãos, o empreendedor deve providenciar os recursos necessários para o seu negócio como escolher o local da sede, contratar funcionários e montar a infra-estrutura adequada.
Em Ilha do Empreendedor, os jogadores vão ao mercado para obterem os recursos, enfrentando oferta variável e disputada. Ter habilidade de negociação é determinante para conseguir o melhor custo-benefício nas aquisições e contratações. Isso significa que os jogadores podem ter que disputar o mesmo espaço ou recurso disponível. Assim como na vida real, ganha quem fizer a melhor proposta.

 

INVESTIMENTO
Estrutura pronta? É hora de injetar capital no negócio.

Seguindo os dados levantados na fase de planejamento, o empreendedor deve buscar o montante necessário para dar início às atividades. Este aporte deve cobrir dos custos de mudança e instalação ao capital de giro inicial do negócio.

Em Ilha do Empreendedor, o jogador precisa levantar o valor do investimento inicial em caixa, elaborando estratégia com seus próprios recursos ou recorrendo a empréstimos no Banco da Ilha.

 

ABERTURA DE EMPRESA
Tudo pronto. É chegada a hora da inauguração!


Esta etapa representa apenas o primeiro passo na vida da nova empresa, que deverá manter-se competitiva no mercado.

Em Ilha do Empreendedor, após reunir todos os pré-requisitos necessários de cada etapa, o negócio é inaugurado. Uma vez aberta, a nova empresa vai para o portfólio de empresas do jogador que então retoma o processo empreendedor em busca de novas oportunidades. Esta ênfase sobre o processo de abertura é intencional e estimula o domínio do conteúdo através da prática.

Insolita Studios