A experiência

Ilha do Empreendedor apresenta uma nova forma de aprender e exercitar o processo empreendedor.

A experiência se passa em uma ilha virtual, onde a economia vive um momento especial e muito promissor. Com o mercado fervendo, surgem muitas oportunidades para empreender e o objetivo é tornar-se o maior empresário da ilha, abrindo o maior número possível de negócios.

Todos os jogadores começam com as condições e idéias necessárias para abrirem a primeira micro-empresa. Cada negócio aberto amplia o portfólio do jogador, dando acesso a oportunidades cada vez maiores. Ao longo da competição, todos progridem para tornarem-se grandes empresários.

Assim como na realidade, para abrir cada negócio, os jogadores devem seguir as etapas elementares de abertura de uma empresa:

Progressivamente, este processo torna-se intuitivo para o jogador e o conteúdo do jogo, aliado aos debates conduzidos pelo professor, fornecem conhecimentos que o aluno pode levar à prática no seu dia-a-dia.

A dinâmica de Ilha do Empreendedor foi projetada para acontecer em grupo, de forma que os jogadores não desafiam apenas o ambiente em busca de oportunidades, mas também uns aos outros, disputando recursos comuns do mercado. A experiência é finalizada com um relatório completo para o professor, que também conta com um manual paradidático rico em sugestões de como gerar e conduzir esses debates sobre os desempenhos de cada turma.

Além do processo empreendedor, os valores apresentados no jogo são baseados em dados reais. Assim, os alunos adquirem noção sobre diversas ordens de grandezas, como o investimento necessário para abrir determinado negócio ou quanto ele pode gerar de receita anual.

Insolita Studios